Tem idade para o hipismo?
Nelson Pessoa, um exemplo. Disputou 5 Olimpíadas. Hoje, continua ativo como treinador.
29/03/2023 - 11:07 | Atualizado em 24/07/2023 - 18:22
Pessoas idosas praticam hipismo?
Sim, pessoas idosas podem praticar hipismo, desde que estejam em boas condições físicas e de saúde. O hipismo é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades, e há muitos benefícios em praticá-lo, especialmente para os idosos.
A equitação pode ajudar a melhorar o equilíbrio, a postura e a coordenação, além de ser uma forma divertida de exercício. Além disso, muitos idosos acham a equitação terapêutica benéfica para sua saúde mental e bem-estar geral.
É importante que os idosos consultem um médico antes de começar a praticar o hipismo para garantir que estejam em boas condições de saúde e que escolham uma escola ou centro de equitação com treinadores experientes e equipamentos de segurança adequados.
Os cavaleiros mais velhos na história do hipismo:
Arthur von Pongracz - Nascido em 1883, ele representou a Áustria nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim, onde tinha 53 anos.
Lorna Johnstone - Ela competiu em nível olímpico nos Jogos de 1972 em Munique, quando tinha 70 anos.

Jack Le Goff - Ele treinou a equipe de salto dos Estados Unidosde1984 a 1990, levando a equipe a duas medalhas de ouro olímpicas consecutivas. Ele continuou a treinar cavalos e cavaleiros até sua morte em 2009, aos 81 anos.
Ian Millar - O cavaleiro canadense é um dos atletas mais bem sucedidos da história do hipismo, tendo competido em 10 Jogos Olímpicos e ganhado uma medalha de prata por equipes em 2008. Ele continuou a competir e treinar cavalos até sua aposentadoria em 2019, aos 72 anos.
Hiroshi Hoketsu - O cavaleiro japonês competiu em três Jogos Olímpicos, incluindo Londres 2012, quando tinha 71 anos. Ele
continua a competir em nível internacional e é considerado um exemplo de longevidade no esporte equestre.

Nelson Pessoa - Entre os brasileiros, Nelson Pessoa se destaca como bom exemplo de longevidade. Disputou cinco Olimpíadas, sendo a sua última em Barcelona/1992, mas seguiu competindo até os 67 anos. Hoje, aos 87 anos atua como treinador.
Nelson Pessoa, a grande estrela do hipismo do Brasil, foi Campeão Europeu e sete vezes campeão do Derby de Hamburgo (recorde).
Marcelo Tosi - Sem esquecer o contemporâneo que, deverá entrar nessa galeria de veteranos - o cavaleiro olímpico (CCE) Marcelo Tosi e medalhista em Guadalajara. Ele continua firme competindo em alto nível e em plena preparação para Paris/2024, quando completará 55 anos.

Esses são apenas alguns exemplos de cavaleiros mais velhos que competiram e tiveram sucesso no hipismo. É uma prova de que a idade não é uma barreira para o sucesso neste esporte.
MATÉRIA COMPILADA POR
Patrícia Silveira
(Especial para o JORNAL DO LEILÃO)