Bem-vindo, identifique-se para lançar!

Saúde Equina

Mormo - Nova Legislação

Resolução altera modo de conduta em relação ao mormo no Estado de São Paulo.

17/07/2023 - 16:59 | Atualizado em 24/07/2023 - 18:06

Nova legislação facilita a movimentação de Equinos pelo Estado de SP

Foi publicada uma resolução no Estado de São Paulo informando que o exame de Mormo para animais em movimentação não é mais obrigatório. Antes, o exame negativo era exigido e tinha validade de 60 dias. Agora, de acordo com a Resolução nº 45 de 2023, para a movimentação de equídeos no Estado de São Paulo, o exame de Mormo não é mais necessário. No entanto, é importante ressaltar que a Guia de Trânsito de Animal (GTA) ainda é um documento indispensável para qualquer movimentação dos animais.

Essa medida é baseada na Portaria Mapa nº 593, publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em 30 de junho de 2023. Essa portaria estabelece diretrizes gerais para a prevenção, controle e erradicação do Mormo. Agora, a vigilância para o Mormo será clínica, e em caso de um caso confirmado, o Serviço Veterinário Oficial (SVO) será acionado para tomar as medidas necessárias, como a interdição de unidades epidemiológicas e o acompanhamento de possíveis focos.

Foto: Freepik

Para os casos de Mormo registrados anteriormente à entrada em vigor da Portaria 593, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) realizará a avaliação clínica desses animais e os classificará de acordo com as definições fornecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, com exceção dos casos que estão sendo tratados judicialmente.

Fontes: Portal Cavalus/Ministério da Agricultura e Pecuária

Outras notícias

Foto: Cavalos, seu jeito de ser
Curiosidades

Cavalos, seu jeito de ser

Será que um cavalo realmente sorri? Como eles enxergam? Confira as respostas.

Foto: Roupa Nova
Ponto de Vista

Roupa Nova

Depois de longa espera, finalmente podemos lhes apresentar nossa nova plataforma...

Foto: Alexandre e seu Cavalo
História

Alexandre e seu Cavalo

Um cavalo indomável com medo da própria sombra. Alexandre o Grande descobriu isso ainda menino.

Blog do Djalma

Cavalos e Artes

Foto: WE LOVE IT
Claudio Crespo

WE LOVE IT

Já pensou o seu cavalo ser pintado pelo CLAUDIO CRESPO? (tel 12 99779-8958). CLAUDIO CRESPO foi dono do maior estúdio de artes gráficas de São Paulo quando deixou tudo só para desenhar e pintar cavalos. Não bastasse, aventurou-se em cavalgadas pela América do Sul e bateu o recorde mundial de longas distâncias. WE LOVE IT é uma galeria aberta para grandes artistas que amam os animais.

© 2004-2024 Canal do Leilão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por tvleilao.net