Bem-vindo, identifique-se para lançar!

Curiosidade

Raças raras, suas histórias

Conheça a história e as características destas raças europeias.

12/07/2023 - 18:01 | Atualizado em 24/07/2023 - 18:10

4 Raças de Cavalos Pouco Conhecidas Por Nós

 

1- Konik: 

Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_Konik

O Konik é uma raça equina originária da Polônia e Bielorrússia, descendente de cavalos selvagens encontrados em pântanos.

Esses cavalos são reconhecidos por sua resistência, adaptabilidade e aparência rústica. Com uma altura média entre 1,30 e 1,50 metros, eles possuem uma pelagem  acinzentada ou castanha.

Originalmente utilizados como cavalos de trabalho, os Koniks também são empregados em projetos de conservação da natureza e pastoreio de áreas preservadas.

Eles são dóceis, inteligentes e possuem um forte instinto de sobrevivência. Sua resistência a doenças e capacidade de se alimentar de vegetação escassa os tornam excelentes para pastoreio em áreas ecológicas.

Reconhecidos internacionalmente, esses cavalos são valorizados por suas características físicas, habilidades e importância na preservação da biodiversidade. Cuidar e proteger esses cavalos contribui para a conservação de ecossistemas e representa uma conexão com o passado ancestral dos cavalos na Europa.

 

2- Suffolk Punch: 

Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Suffolk_Punch

O Suffolk Punch é uma raça equina de tração pesada originária da região de Suffolk, na Inglaterra. Esses cavalos são conhecidos por sua força, resistência e temperamento calmo.

Com uma aparência distinta, eles possuem um corpo robusto, compacto e musculoso, além de uma cabeça larga e expressiva. Sua pelagem geralmente varia entre castanho escuro e alazã.

Tradicionalmente utilizados como cavalos de trabalho agrícola, os Suffolk Punches eram essenciais para puxar arados e realizar outras tarefas pesadas nos campos. No entanto, com a modernização da agricultura, a demanda por esses cavalos diminuiu drasticamente, colocando a raça em risco de extinção.

Hoje em dia, os Suffolk Punches são valorizados por sua importância histórica e cultural. Eles são frequentemente encontrados em fazendas e propriedades rurais, sendo apreciados por sua beleza e tranquilidade.

Além disso, eles são usados em competições de tração, demonstrando sua incrível força e resistência. Esforços de conservação têm sido feitos para proteger e preservar essa raça única. Organizações e criadores se dedicam a promover a reprodução seletiva e o uso dos Suffolk Punches em trabalhos agrícolas tradicionais, garantindo assim a sobrevivência dessa raça icônica.

 

3- Lipizzan: 

Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lipizzan

O Lipizzan é uma raça equina de origem europeia, com uma história rica e uma notável associação com a Escola Espanhola de Equitação de Viena, na Áustria.

Esses cavalos são conhecidos por sua elegância, força e habilidades em alta escola de equitação. Originários da região dos Balcãs, os Lipizzans têm uma aparência distinta, com um corpo compacto, cabeça nobre e membros fortes. Sua pelagem é predominantemente branca, embora possam nascer com uma coloração escura que clareia com o tempo.

Os Lipizzans são famosos por suas habilidades de adestramento e pela execução de movimentos complexos, como o "levade" e o "capriole". Eles são usados em apresentações de equitação clássica, onde demonstram uma combinação de graça e precisão.

Essa raça também possui um papel histórico significativo. Durante a Segunda Guerra Mundial, os Lipizzans foram resgatados e protegidos pelos Aliados, garantindo sua sobrevivência. Hoje, existem diversos centros de criação e treinamento dedicados a manter a tradição e a preservar essa raça única. Os Lipizzans são apreciados por sua beleza, habilidades de equitação e importância cultural. Eles representam uma conexão com a história e a tradição e continuam a cativar amantes de cavalos em todo o mundo.

 

4- Bardigiano:

Foto: https://www.horsebreedspictures.com/bardigiano.asp

O Bardigiano é uma raça equina originária da região de Emília-Romanha, na Itália. Esses cavalos são conhecidos por sua resistência, versatilidade e pelagem distintiva. Considerados animais de porte médio, eles têm uma altura média entre 1,45 e 1,55 metros na cernelha. Uma das características mais marcantes dos Bardigianos é a sua pelagem "grisalha", que consiste em uma mistura de pelos brancos e pretos. Essa pelagem única confere a eles uma aparência elegante e atraente.

Historicamente, os Bardigianos eram usados como cavalos de trabalho nas áreas montanhosas da Itália. Sua força e resistência os tornavam ideais para transporte de carga e trabalho agrícola em terrenos acidentados.

Atualmente, os Bardigianos são valorizados por sua beleza e por suas habilidades em diversas disciplinas equestres, como equitação recreativa, tração leve e provas de resistência.

Eles são conhecidos por seu temperamento dócil e inteligência, o que os torna fáceis de treinar e lidar. Apesar de ser uma raça relativamente pequena em número, os Bardigianos são considerados um tesouro nacional na Itália e são protegidos por programas de conservação e preservação. Eles representam uma parte importante do patrimônio e da cultura equina da região de Emília-Romanha.

Fonte: Adaptado de "4 raças de cavalos pouco conhecidas no Brasil" - Zootecnia Brasil

Outras notícias

Foto: Brasil brilha na Suiça
Copa das Nações

Brasil brilha na Suiça

Brasil conquista o vice-campeonato em St. Gallen, na Copa das Nações, atrás da Suiça.

Foto: Mormo - Nova Legislação
Saúde Equina

Mormo - Nova Legislação

Resolução altera modo de conduta em relação ao mormo no Estado de São Paulo.

Foto: Documentários
MAIS FILMES

Documentários

3 documentários sobre o CAVALO NO CINEMA. Veja como grandes artistas valorizam o assunto

Blog do Djalma

Cavalos e Artes

Foto: WE LOVE IT
Claudio Crespo

WE LOVE IT

Já pensou o seu cavalo ser pintado pelo CLAUDIO CRESPO? (tel 12 99779-8958). CLAUDIO CRESPO foi dono do maior estúdio de artes gráficas de São Paulo quando deixou tudo só para desenhar e pintar cavalos. Não bastasse, aventurou-se em cavalgadas pela América do Sul e bateu o recorde mundial de longas distâncias. WE LOVE IT é uma galeria aberta para grandes artistas que amam os animais.

© 2004-2024 Canal do Leilão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por tvleilao.net