Bem-vindo, identifique-se para lançar!

Olimpíadas

O Brasil nas Olimpíadas

Paris promete. Rumo aos Jogos Olímpicos 2024 na Cidade Luz... e vamos que vamos!

22/03/2023 - 14:51 | Atualizado em 22/03/2023 - 17:11

Pronto para Paris e para as Olimpíadas em 2024?

Paris é uma cidade incrível e encantadora, conhecida como a "cidade luz" pela alta concentração de intelectuais que para lá acorreram no início do século XX. E agora, ela será o palco das Olimpíadas de 2024! Isso significa que os atletas terão a oportunidade de competir junto de algumas imagens mais icônicas do mundo, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Rio Sena. Além disso, os visitantes poderão explorar os muitos museus, cafés charmosos e ruas históricas da cidade. Com certeza, será uma experiência emocionante e inesquecível para todos que participarem e assistirem aos Jogos Olímpicos de Paris 2024!

Fique de olho nas novidades sobre a próxima edição dos Jogos Olímpicos, com data marcada para 26 de julho a 11 de agosto de 2024. 

O hipismo, esporte do coração dos apaixonados por cavalos, é uma das modalidades mais prestigiadas e tradicionais das Olimpíadas, podemos esperar muitas emoções e surpresas na competição. Então, se você é um fã de esportes e não quer perder nenhuma informação, continue lendo!

O hipismo é o único esporte olímpico que oferece a oportunidade para homens e mulheres competirem juntos, proporcionando um ambiente diferente das outras modalidades, que precisam separar as provas por gênero, para tornar justa a competição. Além de ser um dos esportes mais tradicionais das olímpiadas, estando no programa desde 1900 - a segunda edição das Olimpíadas.

Até agora (março/2023), o Brasil ainda não conseguiu garantir sua presença nos Jogos Olímpicos de 2024, o que deverá se dar nos Jogos Pan-Americanos, que rolam na primavera deste ano, em Santiago do Chile. É hora de torcer, mandar aquelas energias positivas e confiar no talento dos nossos atletas! Vamos que vamos! 🏅

Vamos confiar, preparar as selas e os cavalos porque o Brasil, que é craque no hipismo,  promete mandar muito bem em Paris 2024!  Detentor de várias  medalhas em Olímpíadas  anteriores, a expectativa é que a nossa equipe brilhe novamente. Vamos mostrar para o mundo todo que o Brasil é bom de rédeas e que a nossa tradição no hipismo é coisa séria. 

 

Programação das competições da modalidade hipismo nos Jogos Olímpicos Paris 2024

As competições de hipismo serão no Palácio de Versailles, a cerca de 40km de Paris. As provas serão realizadas entre os dias 27/07/2024 até 06/08/2024. 

Palácio de Versailles - Foto:https://www.france.fr

Programação:

A modalidade de hipismo nos Jogos Olímpicos é dividida em três disciplinas diferentes: 

Adestramento: É uma competição em que o competidor e seu cavalo executam uma série de      movimentos e rotinas pré-determinadas em uma arena. As competições de adestramento nos Jogos Olímpicos são divididas em três etapas: Grand Prix, Grand Prix Special e Freestyle.

Salto: Nesta modalidade, competidor e cavalo tentam saltar uma série de obstáculos em uma pista. A competição de salto é dividida em duas partes: qualificação individual e qualificação por equipes, seguidas de uma final individual.

CCE (Concurso Completo de Equitação): É uma competição que combina as disciplinas de adestramento, salto e prova de cross-country. As provas são individuais e por equipe, com as pontuações das três disciplinas combinadas para determinar o vencedor.

 

Principais regras do ADESTRAMENTO nos Jogos Olímpicos:

1. Competição Individual e por Equipes - Cada país pode enviar até três atletas para a competição individual e uma equipe de até quatro competidores para a prova por equipes.

2. Etapas -  A competição é dividida em três etapas: Grand Prix, Grand Prix Special e Freestyle.

3. Grand Prix -  Os competidores devem realizar uma série de movimentos pré-determinados, como mudanças de passo, piruetas e meias-voltas, em uma pista de tamanho padrão. Os atletas e seus cavalos são avaliados por um painel de juízes com base na precisão, qualidade técnica, elegância e harmonia.

4. Grand Prix Special - É semelhante à etapa Grand Prix, mas com movimentos mais complexos e exigentes, realizados em uma pista menor.

5. Freestyle - Na etapa Freestyle, os competidores podem criar sua própria rotina de movimentos em música escolhida. A música deve ter um tempo específico e a rotina deve incluir certos movimentos obrigatórios. Os competidores são avaliados pelos juízes tanto pela precisão técnica quanto pela criatividade e originalidade.

6. Critérios de pontuação - Os juízes atribuem pontos com base em uma variedade de critérios, incluindo precisão, habilidade técnica, expressão e grau de dificuldade. A pontuação final é uma média das notas dadas pelos juízes.

7. Classificação final - Na competição individual, o competidor com a maior pontuação geral após as três etapas é declarado o vencedor. Na competição por equipes, as pontuações dos três melhores da equipe são somadas para determinar a pontuação final da equipe. A equipe com a maior pontuação geral é declarada a vencedora

JOÃO VICTOR OLIVA compete na modalidade Adestramento - Foto: Rui Pedro Godinho/Divulgação

Principais regras do SALTO nos Jogos Olímpicos:

1. Competição Individual e por Equipes - Cada país pode enviar até três competidores para as provas individuais e uma equipe de até quatro integrantes para a competição por equipes.

2. Obstáculos - A competição de Salto envolve saltos sobre uma série de obstáculos, incluindo cercas, barras e outros objetos. A altura e a largura dos obstáculos são aumentadas ao longo da competição, tornando-a mais desafiadora.

3. Tempo - Cada competidor tem um tempo limite para completar o percurso, que varia de acordo com o comprimento e a complexidade do percurso. O tempo é medido a partir da ultrapassagem do primeiro obstáculo e continua até ultrapassar o último. 

4. Penalidades - São aplicadas penalidades ao derrubar obstáculos, exceder o tempo limite ou cometer outras infrações, como tocar no obstáculo. Cada penalidade acrescenta pontos à pontuação total do competidor. 

5. Critérios de pontuação - Os pontos são atribuídos com base na precisão ao saltar os obstáculos, bem como no tempo que leva para completar o percurso. Os juízes avaliam a técnica do atleta o e a capacidade do cavalo em ultrapassar os obstáculos com elegância e rapidez.

6. Desempate - Em caso de empate na pontuação, o desempate é realizado através de uma nova prova, onde os competidores devem completar um percurso mais curto e mais rápido para determinar o vencedor.

7. Classificação final - Na competição individual, o atleta com a menor pontuação total é declarado o vencedor. Na competição por equipes, a pontuação dos três melhores cavaleiros da equipe é somada para determinar a pontuação final da equipe. A equipe com a menor pontuação total é declarada a vencedora.

MARLON ZANOTELLI  levou o ouro no GP Cinco Estrelas de Paris 

 

Principais regras do CONCURSO COMPLETO DE EQUITAÇÃO (CCE) nos Jogos Olímpicos:

1. Competição Individual e por Equipes - Cada país pode enviar até três atletas para a competição individual e uma equipe de até quatro cavaleiros para a competição por equipes.

2. Três fases - As fases são: adestramento, cross-country e salto. Cada uma tem sua própria pontuação, que é somada para determinar a pontuação total do competidor.

3. Adestramento - Cada competidor executa uma série de movimentos pré-determinados em uma pista retangular. A precisão e a habilidade técnica do conjunto são avaliadas pelos juízes, que atribuem uma pontuação com base na apresentação.

4. Cross-country - O atleta deve percorrer um percurso com obstáculos naturais, como troncos, valas e lagos. A velocidade e a precisão são importantes nesta fase, e há um tempo limite para cumprir o percurso. Penalidades são aplicadas por derrubar obstáculos ou exceder o tempo limite.

5. Salto - O competidor deve saltar uma série de obstáculos dentro de uma pista retangular. A altura e a largura dos obstáculos são aumentadas ao longo da competição, tornando-a mais desafiadora. Penalidades são aplicadas por derrubar obstáculos ou exceder o tempo limite.

6. Penalidades - Os atletas podem receber penalidades por derrubar obstáculos, exceder o tempo limite ou cometer outras infrações, como tocar no obstáculo. Cada penalidade acrescenta pontos à pontuação total.

7. Critérios de pontuação - Os pontos são atribuídos com base na precisão do atleta ao executar as fases de adestramento e salto, bem como na velocidade e precisão na fase de cross-country. Os juízes avaliam a técnica do atleta e a capacidade do cavalo em ultrapassar os obstáculos com elegância e rapidez.

8. Desempate - Em caso de empate na pontuação, um desempate é realizado em que os competidores devem completar um percurso mais curto e mais rápido para determinar o vencedor.

9. Classificação final - Na competição individual, o atleta com a menor pontuação total, incluindo penalidades, é declarado o vencedor. Na competição por equipes, a pontuação dos três melhores atletas da equipe é somada para determinar a pontuação final da equipe. A equipe com a menor pontuação total é declarada a vencedora.

 MARCELO TOSI - Cavaleiro olímpico  de CCE  (foto: Revista Horse)


Fontes:
Site oficial dos Jogos Olímpicos: https://olympics.com/ 
Site oficial da Federação Equestre Internacional (FEI): https://inside.fei.org/ 
Regulamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Hipismo: https://olympics.com/tokyo-2020/olympic-games/resOG2020-/pdf/OG2020-/EQU/OG2020-_EQU_C08A_EQUOlympicEventSchedule.pdf 
Regulamento da FEI para o Adestramento: https://inside.fei.org/fei/disc/dressage/rules 
Regulamento da FEI para o Salto: https://inside.fei.org/fei/disc/jumping/rules 
Regulamento da FEI para o Concurso Completo de Equitação: https://inside.fei.org/fei/disc/eventing/rules 
Site: https://ge.globo.com/hipismo/noticia/2023/03/13/paris-2024 
 

                                                                       Compilado por Patrícia Silveira (Colaboradora)
"É sempre uma alegria falar sobre esse esporte incrível!" 

Outras notícias

Foto: Raças raras, suas histórias
Curiosidade

Raças raras, suas histórias

Conheça a história e as características destas raças europeias.

Foto: "Avalanche de Nuvens".
Fenômeno Natural

"Avalanche de Nuvens".

Incrível!!! A natureza e suas manifestações, que encantam e, as vezes, espantam.

Foto: Alexandre e seu Cavalo
História

Alexandre e seu Cavalo

Um cavalo indomável com medo da própria sombra. Alexandre o Grande descobriu isso ainda menino.

Blog do Djalma

Cavalos e Artes

Foto: WE LOVE IT
Claudio Crespo

WE LOVE IT

Já pensou o seu cavalo ser pintado pelo CLAUDIO CRESPO? (tel 12 99779-8958). CLAUDIO CRESPO foi dono do maior estúdio de artes gráficas de São Paulo quando deixou tudo só para desenhar e pintar cavalos. Não bastasse, aventurou-se em cavalgadas pela América do Sul e bateu o recorde mundial de longas distâncias. WE LOVE IT é uma galeria aberta para grandes artistas que amam os animais.

© 2004-2024 Canal do Leilão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por tvleilao.net