Bem-vindo, identifique-se para lançar!

Curiosidades

Cavalos, seu jeito de ser

Será que um cavalo realmente sorri? Como eles enxergam? Confira as respostas.

18/06/2023 - 14:29 | Atualizado em 03/07/2023 - 16:28

06 Curiosidades Fascinantes sobre os Cavalos

(Reprodução do conteúdo do site canaldopet.ig.com.br)

Será que um cavalo realmente sorri? Como eles enxergam? Confira a resposta para essas perguntas: 
Os cavalos têm sido companheiros dos seres humanos ao longo de incontáveis séculos, desempenhando um papel significativo na história. Eles exercem um fascínio enraizado na sociedade. 

Pode-se dizer que, para a comunidade envolvida com hipismo e outras modalidades que envolvem cavalos, é um privilégio convier com essas magníficas criaturas. 

Das 10 curiosidades, selecionamos 06 delas:

1. O RISO DOS CAVALOS
Você já deve ter visto a foto de um cavalo fazendo uma expressão estranha, na qual ele enrola seu lábio superior e mostra os seus dentes em um grande sorriso. Isso faz com que pareça que o cavalo está sorrindo. Na verdade, isso é uma técnica de aumentar o seu nariz conhecida como reflexo "flehmen".

Os cavalos utilizam dessa técnica para conseguir sentir cheiros flutuando no ar a partir de glândulas olfatórias especiais localizadas no final da passagem nasal dos cavalos. O dobramento do lábio e uma leve virada de cabeça ajudam o animal a direcionar esses cheiros para as glândulas. 

O reflexo "flehmen" é muito mais comum em cavalos do que em éguas. Muito parecido com as girafas, os garanhões normalmente cheiram a urina de égua para checar se elas estão prontas para acasalar.

2. OLHOS

Ibn Hurricane - Oleo s/ tela - 110x90cm (acervo de João Carlos Gomes - Artista: Cláudio Crespo)

Os cavalos enxergam muito bem graças aos seus olhos peculiares. Com um diâmetro de 5 centímetros, eles são os mais largos entre qualquer mamífero terrestre. Quando medidos em volume, os olhos de um cavalo são nove vezes maiores do que o olho de um ser humano. Dizem as lendas que isso quer dizer que os cavalos conseguem ver as coisas maiores do que os humanos, e é por isso que ás vezes eles se assustam facilmente, mas isso não é verdade.

Os olhos possuem três pálpebras - duas normais e uma terceira que recebe o nome de membrana nictitante - localizada na parte interna do olho. Não há foco na visão como ocorre com os humanos. Ao invés disso, as partes mais baixas da retina veêm objetos à distância e as partes mais altas servem para uma visão mais próxima. Isso significa que se você quer saber para onde um cavalo está olhando, você deve prestar atenção na direção de sua cabeça. 

3. EQUÍDEOS HÍBRIDOS
O cruzamento de um jumento  com qualquer equídio - dá origem ao burro ou a mula, que são produtos híbridos.  Mas, esse não é o único cruzamento  do mundo.

Uma das combinações possíveis é o que nasce de um  cavalo com uma jumento, que recebe o nome de bardoto. Zebras e cavalos também podem ser cruzados e formar "zarvalos" ou "cavebras", que também são conhecidos como zebras douradas, com uma pelagem muito original.

Os equídeos híbridos tem sido criados desde o começo de século XX. Os cientistas começaram a trabalhar cruzando zebras e asininos, mas rapidamente mudaram para cavalos. 

4. FERRADURAS 
Todo mundo sabe que a maior parte dos cavalos usam ferraduras em seus cascos, mas, ao contrário do que muitos pensam, esses pedaços de metal não estão lá só com o intuito de proteger o casco. Essas partes duras do casco são de queratina - a mesma proteina das unhas e do cabelo humano - e por isso não é das melhores quando o assunto é tração. 

A ferradura serve como um sapato e impede que o animal escorregue, além de dar uma absorção de choque extra. Em outras palavras, as ferraduras são, mais ou menos, tênis de corridas equinos. 

5. CAVALOS ÁRABES

Amazona Tipica Árabe - Bico de pena - 30x40cm - Acervo Pessoal. Artista Cláudio Crespo

O Cavalo Árabe é considerado por muitos o mais majestoso de todos. Eles apareceram pela primeira vez há pelo menos 4.500 anos, o que também os faz uma das raças mais antigas. Geralmente assume-se que os beduínos estão por trás do surgimento da raça. 

Possui uma silhueta facil de identificar. A cauda alta, a cabeça de formato único, as costelas largas e grande capacidade pulmonar que os permite a prática de esportes de muita resistência para percorrer longas jornadas com pequenas pausas para recuperação.

6. Memória 
Um estudo de 2010 revelou alguns resultados bastante surpreendentes sobre a inteligência dos cavalos, especialmente sobre sua memória. Eles não somente entendem os comandos dos humanos, como são capazes de guardar isso tão bem quanto um elefante. 

Se um cavalo é tratado com carinho, ele vai lembrar da pessoa como um amigo para o resto de sua vida. Eles também se lembram muito bem dos locais por onde passam. E também nunca mais se esquecem sempre que aprendem alguma técnica.

Fonte: 10 curiosidades fascinantes sobre os cavalos (ig.com.br)

Outras notícias

Foto: Isto é, Paixão e Poesia
Cavalo&Criança

Isto é, Paixão e Poesia

Os equinos atuam na formação dos pequeninos, transmitindo noções de respeito, gratidão e limites...

Foto: Brasil brilha na Suiça
Copa das Nações

Brasil brilha na Suiça

Brasil conquista o vice-campeonato em St. Gallen, na Copa das Nações, atrás da Suiça.

Foto: Raças raras, suas histórias
Curiosidade

Raças raras, suas histórias

Conheça a história e as características destas raças europeias.

Blog do Djalma

Cavalos e Artes

Foto: WE LOVE IT
Claudio Crespo

WE LOVE IT

Já pensou o seu cavalo ser pintado pelo CLAUDIO CRESPO? (tel 12 99779-8958). CLAUDIO CRESPO foi dono do maior estúdio de artes gráficas de São Paulo quando deixou tudo só para desenhar e pintar cavalos. Não bastasse, aventurou-se em cavalgadas pela América do Sul e bateu o recorde mundial de longas distâncias. WE LOVE IT é uma galeria aberta para grandes artistas que amam os animais.

© 2004-2024 Canal do Leilão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por tvleilao.net