Bem-vindo, identifique-se para lançar!

Genética

Genética é fundamental?

Nem sempre a genética é determinante mas, sem dúvida, é muito importante...

22/03/2023 - 11:53 | Atualizado em 14/11/2023 - 15:58

Aos competidores, a genética...

Sabe-se que a genética não é 100% determinante para que se tenha um cavalo de salto campeão, mas sabe-se também que ela ajuda. E muito. 

O cavalo de salto mais aplaudido pelos brasileiros possivelmente seja o Baloubet du Rouet. Carinhosamente chamado por muitos de “Pelé do Hipismo”, montado pelo cavaleiro Rodrigo Pessoa. Baloubet du Rouet ganhou inúmeros títulos importantes, incluindo três medalhas olímpicas (ouro em Atenas 2004, bronze em Sydney 2000 e Atlanta 1996), além de dois títulos consecutivos na final da Copa do Mundo FEI (2001 e 2002). Baloubet du Rouet também venceu três vezes o Grande Prêmio de Aachen, uma das mais prestigiadas competições de hipismo do mundo. Ele se aposentou em 2006 e faleceu em 2017. 

Rodrigo Pessoa saltando com Baloubet du Rouet, nas Olimpíadas de Atenas 2004, quando foi campeão. 

Baloubet du Rouet produziu vários descendentes que tiveram sucesso no hipismo mundial. Com base nos resultados conquistados ao longo da  história, é fato que a genética tem um papel muito importante na qualidade de salto dos cavalos de hipismo. A habilidade natural de um cavalo para saltar é influenciada por muitos fatores genéticos, incluindo a combinação de genes que determinam o tipo de musculatura, o tamanho e a estrutura óssea, o equilíbrio e a coordenação do movimento, além de outras características que afetam a aptidão para o esporte.

Por exemplo, a habilidade para saltar é influenciada por genes que afetam a altura, a flexibilidade e a força dos membros anteriores e posteriores do cavalo. Também há genes que influenciam a capacidade do cavalo para avaliar a distância e o tempo necessário para saltar um obstáculo com precisão.

Porém, é importante destacar que a genética não é o único fator que determina a qualidade de salto de um cavalo. O treinamento, o manejo e a nutrição adequada também são essenciais para desenvolver e aprimorar as habilidades do cavalo. A seleção cuidadosa dos cavalos e a criação seletiva podem ajudar a maximizar o potencial genético para a habilidade de salto, mas o sucesso real depende de uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Baloubet du Rouet produziu vários filhos de grande sucesso no hipismo mundial:

lloubet d'Halong 

lloubet d'Halong foi vendido para o Qatar por cerca de R$ 40 milhões. (Foto: Stefano Grasso/LGCT)

Querlybet Hero

Querlybet Hero - Em 2010, conquistou a medalha de ouro por equipes no Campeonato Mundial de Salto em Kentucky, nos Estados Unidos. Foi o único cavalo a terminar a competição sem nenhuma penalidade.

Sydney Une Prince

Sydney Une Prince, em 2015, com Simon Delestre, conquistou a medalha de prata  Campeonato Europeu de Salto em Aachen. 

Chaman

Chaman foi medalha de prata por equipes nos Campeonatos Mundiais de Salto/2014 (Foto: https://www.elitestallions.co.uk/stallion/Chaman)

 

Por Patrícia Silveira (Colaboradora)

 

 

Outras notícias

Foto: Alexandre e seu Cavalo
História

Alexandre e seu Cavalo

Um cavalo indomável com medo da própria sombra. Alexandre o Grande descobriu isso ainda menino.

Foto: "Avalanche de Nuvens".
Fenômeno Natural

"Avalanche de Nuvens".

Incrível!!! A natureza e suas manifestações, que encantam e, as vezes, espantam.

Foto: Raças raras, suas histórias
Curiosidade

Raças raras, suas histórias

Conheça a história e as características destas raças europeias.

Blog do Djalma

Cavalos e Artes

Foto: WE LOVE IT
Claudio Crespo

WE LOVE IT

Já pensou o seu cavalo ser pintado pelo CLAUDIO CRESPO? (tel 12 99779-8958). CLAUDIO CRESPO foi dono do maior estúdio de artes gráficas de São Paulo quando deixou tudo só para desenhar e pintar cavalos. Não bastasse, aventurou-se em cavalgadas pela América do Sul e bateu o recorde mundial de longas distâncias. WE LOVE IT é uma galeria aberta para grandes artistas que amam os animais.

© 2004-2024 Canal do Leilão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por tvleilao.net