Bem-vindo, identifique-se para lançar!

Rodeio

Assim nascem os peões!

Grupo de amigos da cidade desafia garrotes na fazenda e conta vantagens no baile...

10/03/2023 - 15:21 | Atualizado em 10/03/2023 - 15:52

BRINCANDO DE PEÃO

Pinote de Cowboy (Claudio Crespo) - Bico de Pena - 30x21cm 

Os pais de Briba e Vitão tinham uma fazendola em Sabaudia, PR, cidadezinha entre Arapongas e Astorga, onde nasceram Chitãozinho e Xororó (só coincidência, alhos não tem a ver com bugalhos). Traquinas feito resultado do jiló, um dia desafiaram a batota do ginásio para umas "muntarias". Laertão, mais velho, conseguiu a Studbaker do pai. Quatro na cabine, acho que pelo menos uns dez na caçamba. Deitou o cabelo na estradinha. Pó vermelho engruvinhava no nariz, espremia os olhos, tampava a boca, sufoco. Os cabelos compridos, anos 60, ficavam cor de cobre. 

O garrote chita trancado no brete, a porta do mangueirão. Atrevido que só, Déva quis começar. O primeiro garrote mostrou cedo quem era. Bastou bater a barrigueira de corda, o capeta se virou no avesso. Déva inquietou-se, mas não podia mais refugar. – "Solta o bicho!" Magrela, pernas quase arrastava no chão. Foi uma corcoveada só, pernas pro ar, o projeto de peão encheu a cara na bosta da vaca, ainda fresca, bem verdinha. Todos tiveram vez, ninguém aguentou mais que três corcovos. Um braço quebrado, pernas raladas, mal jeito nas costas, um desalinho total. 

À noite, no baile do clube social da cidade, os orgulhosos projetos de peão, exibindo os ferimentos com orgulho, contaram vantagens até não poder mais.

Até hoje não tive notícia de que um deles tivesse virado peão de verdade.

Outras notícias

Foto: A Saga de Tião Mocó
Contos

A Saga de Tião Mocó

Que tal uma pausa para se entreter um pouco lendo contos com personagens pitorescos? Saboreie.

Foto: Um esporte completo...
Saúde

Um esporte completo...

Equitação: ideal para a Saúde Física e Emocional. Embora vc já saiba, não custa conferir.

Foto: Alexandre e seu Cavalo
História

Alexandre e seu Cavalo

Um cavalo indomável com medo da própria sombra. Alexandre o Grande descobriu isso ainda menino.

Blog do Djalma

Cavalos e Artes

Foto: WE LOVE IT
Claudio Crespo

WE LOVE IT

Já pensou o seu cavalo ser pintado pelo CLAUDIO CRESPO? (tel 12 99779-8958). CLAUDIO CRESPO foi dono do maior estúdio de artes gráficas de São Paulo quando deixou tudo só para desenhar e pintar cavalos. Não bastasse, aventurou-se em cavalgadas pela América do Sul e bateu o recorde mundial de longas distâncias. WE LOVE IT é uma galeria aberta para grandes artistas que amam os animais.

© 2004-2024 Canal do Leilão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por tvleilao.net